Projeto visa mais qualidade nos procedimentos das farmácias
O Programa de Auditoria Interna iniciou no mês de julho no Hospital São Lucas e foi planejado pela coordenadora da farmácia central da instituição, Marina Sanagiotto. O objetivo é a melhoria contínua nos procedimentos realizados pelas equipes. Todos os meses, uma das farmácias do hospital, será um dos destaques, evidenciando as suas boas práticas.
A equipe do pronto atendimento foi a primeira vencedora, Claudia Rufo é auxiliar de farmácia e trabalha na farmácia destaque do mês de julho. “É uma sensação maravilhosa, é muito gratificante. Fico feliz em saber que estou realizando o meu trabalho bem feito e contribuindo para a melhoria do hospital, que com certeza é a minha segunda casa. Estou aqui há 12 anos e meio, então faço meu trabalho com muito amor, é uma honra”.
Semanalmente, um farmacêutico assistencial faz uma visita surpresa nas farmácias satélites e realiza uma checagem dos critérios institucionais. Essas medidas foram estudadas e observadas por três meses em avaliações que a farmacêutica Marina realizava, para daí sim, iniciar os desafios mensais.
A auditoria é realizada através de uma tabela onde são colocados “conforme” ou “não conforme” para os dez critérios institucionais, que se dividem em três processos: higienização, descarte de resíduos e organização setorial; validade dos medicamentos, medicamentos vencidos e sem identificação; e controle de estoque, temperatura e dupla checagem (enfermagem x farmácia).
O projeto irá durar um ano e cada uma das farmácias será avaliada e orientada a respeito do que devem mudar, melhorar e organizar. “É uma maneira de motivar o trabalho de todos os colaboradores da farmácia central e satélites. Todos os meses vou entregar os indicadores de cada equipe e teremos um vencedor, assim a farmácia que venceu ganhará uma estrelinha” diz a farmacêutica Marina.