O avanço acelerado da Medicina e a incorporação de novas terapias e tecnologias, que permitem ao ser humano uma vida mais longa e de qualidade, também podem representar um risco crescente de complicações. Dentro desse contexto, estão inseridas as atividades de Controle e Prevenção das Infecções, que tornam a Fundação Hospitalar São Lucas (FHSL) uma instituição mais segura e de qualidade.
Essas atividades são promovidas pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), que tem como objetivo manter os índices de infecção nos valores considerados aceitos pelo Ministério da Saúde.
Para isso, essa Comissão segue rigorosamente às normas e portarias da Vigilância Sanitária, com ações de prevenção às infecções. Todos os setores da Fundação Hospitalar São Lucas (FHSL) são acompanhados pela CCIH, com registros constantes em fichas de vigilância. Em algumas verificações, a Comissão recebe mais membros participantes, com vistas a uma análise de enfoque multidisciplinar e à educação continuada.
O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar não envolve apenas a Comissão, mas todos os setores do Hospital. Assim, as condições de trabalho dos colaboradores são inspecionadas em todos os ambientes, desde o atendimento ambulatorial, ao centro cirúrgico, à emergência, às unidades críticas, à farmácia, ao laboratório, à hotelaria e ao serviço de higiene hospitalar.
O que é infecção hospitalar?
É toda e qualquer infecção que tenha relação com o período de internação ou com os procedimentos hospitalares recebidos pelo paciente, e que se apresente durante o período de internação ou mesmo após alta, com prazos específicos.
Quais as causas das Infecções hospitalares?
A presença do paciente no ambiente hospitalar associada à necessidade de procedimentos invasivos, que geram vulnerabilidade a quadros infecciosos (cateter venosos central, punção venosa periférica, sonda vesical de demora, tubo oro traqueal, etc.).
Membros que compõem a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar: