Este site coleta dados para melhorar a sua experiência com os nossos serviços. Assim, para que fique ciente de todas as informações que coletamos e para quais finalidades, sugerimos que conheça a nossaPOLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.

Este site coleta dados para melhorar a sua experiência com os nossos serviços. Assim, para que fique ciente de todas as informações que coletamos e para quais finalidades, sugerimos que conheça a nossaPOLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.

Alojamento Conjunto

 

O Alojamento Conjunto, conforme indicações do Ministério da Saúde, é um sistema hospitalar em que o recém-nascido sadio, permanece com a mãe, 24h por dia, até o fim do seu período de internamento. Dentre as vantagens desse sistema estão o estabelecimento do vínculo afetivo entre mãe e filho, o aprendizado materno sobre os cuidados com o recém-nascido, a possibilidade da amamentação sem a rigidez de horário, o incentivo à mãe nos momentos inicias dos cuidados, que podem gerar insegurança.

O Hospital São Lucas atende a essa recomendação do Ministério da Saúde com todas as gestantes e para dar conta desse atendimento de forma humanizada, possui uma infraestrutura preparada e equipada para bem atender à família e ao recém-nascido. Há leitos de Alojamento Conjunto para atendimento do SUS em enfermarias, para atendimentos semiprivativo, privativos luxo e suítes para clientes particulares e conveniados.

Ainda, com o objetivo de estimular a amamentação, o HSL promove o Serviço de Incentivo ao Aleitamento Materno – SIAMA, pelo Programa do Ministério da Saúde e da Unicef. As mães, além de permanecerem em período integral junto ao recém-nascido, recebem apoio e orientações sobre a importância do aleitamento, com profissionais qualificados para também orientar sobre a saúde da criança.

O Hospital possui um posto de coleta de leite humano, para armazenar o excedente de mulheres que produzem um volume de leite além da necessidade do seu bebê. O Banco de Leite Humano tem, entre seus objetivos, a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. O leite é doado para a alimentação de bebês prematuros que se encontram na UTI neonatal.

Todas as pacientes, logo após o nascimento de seus bebês, recebem uma pulseira de identificação numerada; essa numeração também é utilizada no clamp umbilical, permanecendo até o momento da alta. Ações, essas que consolidam a segurança do binômio mãe e filho – o que também é uma característica da instituição.

O Hospital garante a todas as gestantes o direito a um acompanhante para o seu trabalho de parto, o parto e o pós parto, conforme RDC 36/08. É importante deixar claro que a fica a critério exclusivo da parturiente (mulher grávida) a escolha deste acompanhante. Pode ser o marido, a mãe, uma amiga, uma doula. Não importa se há parentesco ou não.

Durante o período de internamento, uma equipe multidisciplinar – composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, bem como profissionais de psicologia, fonoaudiologia, pediatria, nutrição, entre outros - realiza vários atendimentos com o recém-nascido.

Dentre os principais atendimentos, destacam-se:

  • Teste do coraçãozinho;
  • Teste da orelhinha;
  • Teste do pezinho;
  • Teste do córtex (TCA pesquisa de tumor de córtex adrenal);
  • Teste da linguinha;
  • Vacinas (hepatite B e BCG);
  • Cartório (para registro do recém-nascido).

Colaboradores

Webmail

Logo Hospital São Lucas
Diretor TécnicoDr. Ildemar Marino CantoCRM 10.555/PRDiretor ClínicoDr. Luiz Carlos TosoCRM 13036
Facebook Hospital São LucasFacebook Hospital São LucasInstagram Hospital São LucasYoutube Hospital São Lucas
TikTok Hospital São lucas