Robô Da Vinci X possibilita alta precisão em diversos procedimentos
A cirurgia robótica é classificada como a forma mais moderna para tratar o câncer de próstata. A prostatectomia radical laparoscópica, termo técnico para o procedimento de retirada da glândula, é uma das principais cirurgias realizadas com o apoio da plataforma Da Vinci X, tecnologia presente no São Lucas Hospital Center. A operação, que é minimamente invasiva, aumenta a precisão do médico cirurgião, possibilita a redução de riscos de complicações e ainda é realizada com pequenas incisões, se comparada aos métodos tradicionais.
O São Lucas chegou ao 10º procedimento robótico com uma prostatectomia realizada pelos urologistas Dr. Fabrisio Barbosa e Dr. Gustavo Martins e pelo proctor Dr. Ricardo Araújo Brandina, que é coordenador do programa de cirurgia robótica da Santa Casa de Londrina. A cirurgia do paciente de 66 anos foi um sucesso.
No campo da urologia, Da Vinci X, é referência podendo realizar nefrectomias radicais laparoscópicas. Voltada para o tratamento de rim, a operação consiste na retirada de tumor localizado no órgão, preservando o restante da estrutura do rim, podendo manter o bom funcionamento. No último fim de semana, foram realizados três procedimentos cirúrgicos deste gênero sendo, respectivamente, pacientes com 57 anos, 76 anos e 64 anos. Todas ocorreram bem.
A plataforma robótica realiza, também, a extração e reconstrução da bexiga, cirurgia para o tratamento de câncer músculo invasivo, que é uma doença que se espalha no músculo espesso na parede da bexiga. Da Vinci X consegue realizar a reconstrução de um novo órgão com o tecido do intestino. Cascavel é a única cidade do Oeste do Paraná com o equipamento, que compõe a estrutura do Centro Cirúrgico Dr. Francisco Rocha de Souza do São Lucas Hospital Center.
Equipe que realizou a prostatectomia (07/10 - 07h30):