Encontro reuniu profissionais da Instituição e acadêmicos de Medicina
A Fundação Hospitalar São Lucas realizou, na noite da última terça-feira (15), uma aula especial sobre a otimização da segurança do paciente cirúrgico. O encontro ocorreu no novo auditório do Piso Acadêmico. Profissionais da Instituição e estudantes de Medicina do Centro Universitário FAG participaram da atividade.
A LACCOP (Liga Acadêmica de Ciências Cardiovasculares do Oeste do Paraná) e o CAMERA (Centro Acadêmico de Medicina Rui Almeida) apoiaram a ação. O diretor clínico do Hospital São Lucas, Dr. Luiz Carlos Toso, e o Dr. Rui Almeida, coordenador de Medicina da FAG, estiveram presentes no evento.
Toso explica que a ação foi pensada em conjunto, entre a direção clínica, área de cirurgia cardíaca e UTI (Unidade de Terapia Intensiva), visando o aprimoramento. “O São Lucas já oferece um ótimo trabalho em relação ao processo cirúrgico, mas achamos que sempre podemos melhorar. Neste segmento a atualização constante é fundamental para manter e ampliar a qualidade. Nosso objetivo é tornar tudo mais ágil, desde a entrada do paciente até a redução do tempo de internamento, tornando o processo ainda mais seguro”, adianta.
Dr. Omar Mejia, destaca o papel dos profissionais que estão em formação. “Os acadêmicos e os residentes fazem parte dos processos de mudança que estamos passando atualmente, principalmente em relação à perspectiva de trabalho. Eles precisam começar a enxergar para onde estão se direcionando, principalmente em relação aos novos conceitos que estão vindo de otimização pelo operador, que é um cuidado mais avançado com o paciente cirúrgico”, comenta.
O médico, que é professor permanente do Doutorado em Cirurgia Torácica e Cardiovascular da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), ficou impressionado com o Hospital São Lucas. “Gostei muito do que vi aqui. A estrutura não só é bonita, como muito bem distribuída. A organização da Instituição é impecável, isso mostra na prática como se cria uma cultura de trabalho muito melhor”, diz.
Conheça o Dr. Omar Mejia
Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidad Nacional de Cajamarca, no Peru, conta com residência médica em Cirurgia Geral pela Universidade São Francisco. Mejia é especialista em Cirurgia Cardiovascular e Cirurgia da Aorta Torácica pela USP. O profissional também é pós-doutor em Cirurgia Torácica e Cardiovascular pela Faculdade de Medicina da mesma instituição.
Ex-aluno da Harvard Medical School, o cardiologista é professor colaborador, livre-docente de Cirurgia Cardiovascular e docente permanente do Programa de Pós-Graduação - Doutorado em Cirurgia Torácica e Cardiovascular da Faculdade de Medicina da USP. Mejia ocupa o posto de membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e de membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular. O médico é diretor do Registro Paulista de Cirurgia Cardiovascular (REPLICCAR) e do CSQI, projeto de iniciativas de qualidade em grande escala para cirurgia cardíaca.
Revisor da Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, European Heart Journal, Frontiers, Scientific Reports - Nature Portfólio e JACC. Cirurgião Assistente da Unidade Cirúrgica de Coronariopatias e Coordenador da Unidade Cirúrgica de Qualidade e Segurança do InCor/HCFMUSP. Tem experiência na área da Cirurgia, com ênfase nas cirurgias cardiovasculares focando na diminuição dos riscos perioperatórios, na otimização perioperatória e na organização de equipes de maneira eficiente, segura e centrada no paciente.