Certificação atesta parâmetros que garantem a segurança da manipulação de medicamentos
A Farmácia de Dose Unitária do Hospital São Lucas passou, nesta sexta-feira (06), por avaliações da empresa CCL, de São Paulo, para atestar diversos parâmetros, como limpeza e qualidade do ar (quantidade de partículas suspensas), temperatura, umidade e pressão. Após as análises foi atestado que o local atingiu as especificações do ISO 7, uma das classificações que rege ambientes como este.
Conforme a coordenadora do Serviço de Farmácia Hospitalar, Marina Sanagiotto, a Instituição está seguindo a RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) 67/2007 da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e Ministério da Saúde, que dispõe sobre boas práticas de manipulação de preparações magistrais e oficinais para uso humano em farmácias.
"Essa certificação é muito importante, pois atesta a área limpa. Neste local vamos manipular medicamentos injetáveis de forma estéril, bem como a dispensação de forma singular e unitária para os pacientes de acordo com a posologia prescrita”, afirma Marina. “A Farmácia de Dose Unitária ainda proporciona a agilidade e economia, são inúmeros benefícios para o paciente e o Hospital”, diz.