O PICC permite a qualidade no tratamento pois reduz a exposição de pacientes a múltiplas punções venosas e traz segurança no posicionamento pela visualização em Raio X.
Na Fundação Hospitalar São Lucas, o Cateter de Inserção Periférica - PICC é uma opção segura e eficaz para infusões de medicamentos em veia central. Uma das principais vantagens do PICC é reduzir a exposição dos pacientes a múltiplas punções venosas, o que contribui para o conforto e bem-estar durante o tratamento.
Essa opção é uma via segura para tratamentos de longa permanência, com um menor risco de infecções e complicações em comparação com outros dispositivos, como o cateter venoso central CVC. Além disso, o posicionamento seguro do cateter é garantido pela visualização em raio-x, através desse método, pode verificar a posição precisa do cateter, evitando complicações e garantindo a eficácia do tratamento.
A manipulação do PICC na Fundação Hospitalar São Lucas é realizada por uma equipe técnica treinada e capacitada, garantindo a qualidade da assistência prestada aos pacientes. Segundo Mayara Corbari Dahlke, Coordenadora de Enfermagem dos pisos 1 e 2, "Nossa equipe recebe uma capacitação específica para a instalação, manipulação e cuidados relacionados ao PICC. Isso nos permite oferecer um tratamento adequado e de qualidade, priorizando a segurança e o bem-estar dos pacientes."
Embora o procedimento seja mais comum em crianças, o PICC também pode ser implantado em adultos, adaptando-se às necessidades individuais de cada paciente, a Fundação Hospitalar São Lucas tem se destacado pela implementação de técnicas inovadoras, como o Cateter de Inserção Periférica - PICC, que oferece segurança, qualidade no tratamento e uma melhor experiência para os pacientes.
Matéria: Izeni Matias Teodoro da Silva.