Tumor cerebral foi retirado com auxílio da nova tecnologia da Instituição
O São Lucas Hospital Center realizou a primeira cirurgia da Instituição com o moderno Neuronavegador Stryker NAV3i, tendo ainda o suporte do Aspirador Ultrassônico Sonopet Stryker. Os equipamentos, alinhados às tecnologias globais em Saúde, foram utilizados para uma remoção de tumor cerebral de uma paciente de 48 anos.
Conforme a equipe médica, o neuronavegador é um dispositivo que oferece maior precisão para procedimentos cirúrgicos cranianos, de coluna e otorrinolaringológicos, pois guia o cirurgião na colocação dos instrumentos com base em imagens da câmera de navegação óptica que, segundo o fabricante, é a mais precisa do mercado. Já o aspirador ultrassônico é de alto desempenho, onde os profissionais têm total controle em aplicações de tecidos moles, além de potência diferenciada necessária para a dissecção óssea fina.
Dr. João Bandeira, médico responsável pela primeira cirurgia, comemorou o início dos procedimentos. “O neuronavegador e o aspirador fazem parte do arsenal terapêutico permanente do Hospital melhorando, e muito, a resolutividade dos pacientes de neurocirurgia. Além da precisão, os equipamentos auxiliam na redução do tempo cirúrgico, que pode chegar a 30% ou 40%, dependendo do caso”.
O diretor técnico administrativo, Dr. Ildemar Marino Canto, diz que os equipamentos estarão disponíveis para pacientes do particular, convênios e SUS (Sistema Único de Saúde). O médico ainda explica que as tecnologias são permanentes, estando à disposição para uso sempre que necessário.
Equipe da primeira cirurgia: