Gestão é presidida pelo médico Itamar Regazzo.
A posse da nova Comissão de Ética Médica da Fundação Hospitalar São Lucas foi realizada na última quarta-feira (22).
A gestão 2021/2023 é presidida pelo médico intensivista, Itamar Regazzo; e tem como secretária a médica intensivista, Thais Tsing Chung; como membro efetivo o anestesiologista Fábio Henrique Motter; os novos membros suplentes são: a pediatra Ana Carolina Goyos Madi, o cirurgião geral Daniel Vidal Vieira e o ortopedista, Diogo Rogério Marchewicz.
O presidente, Itamar Regazzo, possui vasta experiência com a bioética, área em que atua como professor do curso de Medicina do Centro FAG. “Aceitei com o maior prazer o convite para encabeçar a chapa. É um trabalho que eu gosto de desenvolver, desde a docência até a nossa prática diária. Buscamos médicos de diversas áreas para uma direção bem representativa”, reflete.
Itamar enfatiza a intensificação do trabalho com os residentes. “Todos os anos o São Lucas recebe uma grande quantidade de residentes e a tendência é aumentar cada vez mais. É de primordial importância que a comissão de ética médica atue formando profissionais cada vez melhores, cada vez mais qualificados, que primam pela boa prática médica dentro dos princípios do CRM”.
Uma ponte com CRM
A comissão de ética é integrada por médicos eleitos pelo próprio corpo clínico da Instituição, e é obrigatória para quando o hospital tem mais de 30 médicos, como é o caso do Hospital São Lucas.
A transmissão de posse contou com a presença do diretor do CRM (Conselho Regional de Medicina), em Cascavel, Fábio Scarpa e Silva. “A comissão de ética é responsável por promover a ética médica na instituição e ao mesmo tempo checar demandas de denúncias ou verificar irregularidades que podem estar ocorrendo na instituição, do ponto de vista ético médico. É a ponte entre a instituição hospitalar e o CRM. A partir da instauração dessas comissões, os casos de infrações médicas têm decaído significativamente no estado, resultado de ações educativas e preventivas”, diz.
Estiveram presentes o diretor clínico do São Lucas, Dr. Luiz Carlos Toso, do diretor técnico administrativo, Dr. Ildemar Marino Canto, e de médicos coordenadores.
“O trabalho da comissão de ética vai além de cumprir uma obrigação legal, pois beneficia principalmente o nosso paciente que é o nosso bem mais valioso. Somos humanos sujeitos a falhas e o papel da comissão é não só de apurar quando acontecem erros ou punir, mas também de prevenir que infrações éticas ocorram, com ações para educação médica continuada. É um apoio muito importante junto à direção clínica para que realmente nós façamos o trabalho de competência centrado na ética médica”, analisa Toso.
A direção certificou e agradeceu o trabalho prestado pela antiga gestão, que foi presidida pelo médico Gustavo Meurer e teve como secretário o médico Kleiton Marcos de Oliveira. Membros efetivos: Dr. Marcelo Nicacio Santa Cruz, Dr. Carlos Cassiano Veronezi, Dr. Gustavo Kurachi e Dra. Taciana Rymsza. Membros suplentes: Dr. Fabiano Takaaki Emori, Dra. Ana Carolina Goyos Madi, Dra. Paula Fantinatti, Dra. Doryane Maria dos Reis, Dr. Marco Antonio Farias Nascimento e Dra. Mayara Capucho Ribeiro.